O Mercado Livre de Energia é sinônimo de economia

Dentro desse ambiente livre de contratação, toda energia pode ser adquirida diretamente do fornecedor. O que torna o preço mais competitivo e atrativo para o consumidor.

A possibilidade de escolha do fornecedor permite que as empresas selecionem aquele que oferece as melhores condições e serviços.

Entenda o setor elétrico brasileiro

O Setor elétrico brasileiro é dividido por geradores, transmissoras, distribuidoras e comercializadoras. Cada setor possui sua própria regulamentação e órgãos reguladores, visando garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia elétrica no país.

GERAÇÃO TRANSMISSÃO DISTRIBUIÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Perguntas frequentes

COMO A FLASH ENERGY PODE ACELERAR A SUA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

A equipe FLASH ENERGY é qualificada e está pronta para oferecer consultoria especializada e suporte personalizado em todas as etapas, desde a análise de viabilidade econômica até a escolha do fornecedor e a adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com a FLASH ENERGY você terá flexibilidade nas negociações e poderá adotar as estratégias que melhor atendam às demandas e características do seu negócio, além disso, a FLASH ENERGY oferece serviços de gestão de contratos, medição e faturamento de energia elétrica e uma ampla gama de serviços especializados para auxiliar sua empresa em todo o processo de migração para o mercado livre de energia.

O QUE MUDA DE FATO AO ME TORNAR UM CONSUMIDOR LIVRE?

No Mercado Livre de Energia, você consegue negociar o preço da energia, reduzindo seus custos e a distribuidora fica responsável somente por transmitir a energia.

QUEM PODE FAZER PARTE DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

Desde janeiro de 2024, todos os consumidores conectados em alta tensão (Grupo A) já podem escolher seu próprio fornecedor de energia, independente da demanda contratada.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONSUMIDOR LIVRE E CATIVO?

A diferença é a forma de contratar a energia, o consumidor livre tem a liberdade de escolher os fornecedores no mercado e o consumidor cativo obrigatoriamente contrata energia da distribuidora da sua região.

O CONSUMIDOR LIVRE É IMPACTADO PELAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS?

No Mercado Livre de Energia, o consumidor livre não é afetado pelas bandeiras tarifárias. Os contratos dos clientes livres são negociados bilateralmente entre as empresas e a comercializadora/geradora de energia, considerando todas as condições comerciais como preço, prazo, montante de energia, entre outras.

POR QUE AS EMPRESAS QUEREM FAZER PARTE DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

Cada vez mais as empresas estão buscando formas de economizar e tornar seus produtos mais competitivos. O Mercado Livre de Energia representa uma alternativa para empresas que queiram ter mais economia, previsibilidade dos custos de energia e fugir do impacto das bandeiras tarifárias com a possibilidade de contratação de energia renovável e certificada.

SE A EMPRESA MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA PODE VOLTAR PARA O MERCADO CATIVO?

Sim, qualquer consumidor livre pode optar por retornar ao mercado cativo, mas a empresa precisa seguir algumas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

POSSO SOFRER RETALIAÇÕES DA DISTRIBUIDORA POR DEIXAR DE COMPRAR ENERGIA DELA?

Não. Por determinação legal, a distribuidora continua sendo obrigada a prestar todo seu serviço de entrega de energia e manutenção nos mesmos moldes do mercado cativo.

TEM ALGUM RISCO DE A EMPRESA FICAR SEM LUZ NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

O risco é o mesmo do mercado cativo – quando do fornecimento de energia é unicamente atendido pela distribuidora local.

PARA QUEM PAGO A CONTA?

No mercado cativo, a conta é paga somente para a distribuidora onde esta repassa ao consumidor o custo da energia assim como o custo pela distribuição. Já o consumidor do Mercado Livre de Energia passará a ter duas faturas. Uma será paga à distribuidora devido ao serviço prestado na distribuição da energia. A segunda será paga diretamente ao fornecedor de energia, respeitando as condições fechadas em contrato.